Marrocos encontra-se numa situação crítica. Aquela que foi, sem dúvida, uma operação facilitada pelos serviços de informação locais — a entrada de milhares de pessoas, incluindo famílias inteiras, em Ceuta — reflecte uma crise interna no país, que contrasta fortemente com a imagem de prosperidade que tenta projectar.
No entanto, a estratégia marroquina está bem calculada: explorar as vulnerabilidades políticas espanholas, que historicamente conhece bem, incentivando a utilização dos acontecimentos em Ceuta não para fins domésticos, mas internacionais.
Desde quarta-feira, 29 de julho, que a internet tem sido inundada com imagens chocantes de marroquinos de todas as idades, homens e mulheres, a nadar em direção ao enclave espanhol numa fuga desesperada, arriscando as suas vidas. Foram registadas dezenas de mortos e centenas de feridos. Dezenas de milhares de marroquinos entraram em território espanhol em apenas algumas horas. As imagens são convincentes e suficientes para refutar anos de propaganda, tanto em Marrocos como entre os seus aliados ocidentais, que tentam vender a imagem de uma monarquia estável, moderna e próspera. As multidões que chegaram às margens de Ceuta contradizem também os milhares de milhões investidos em projectos prestigiados, na construção de estádios e na organização de grandes eventos desportivos.
Os acontecimentos de 29 e 30 de Julho não são os primeiros deste tipo, nem a única expressão da angústia social que assola largos sectores da população marroquina. Nenhum outro país do Magrebe viveu uma situação semelhante. Enquanto a retórica neofascista retrata Marrocos como um inimigo poderoso, principalmente devido ao apoio que recebe dos Estados Unidos e de Israel, os acontecimentos em Ceuta trouxeram à tona ao mundo as tragédias que regularmente afetam os carregadores, os que morrem nas maternidades durante o parto, as vítimas do terramoto de 2023 que permaneceram em tendas durante vários invernos consecutivos e as condições das aldeias nas montanhas do Alto Atlas, onde a vida permanece como era na Idade Média.
Em suma, Marrocos é um tigre de papel. Mas, ao contrário de outros episódios anteriores, os acontecimentos em Ceuta têm a particularidade de ocorrerem precisamente no dia das celebrações do Dia do Trono, que comemoram 27 anos desde a ascensão de Mohammed VI ao poder.
Na noite de quarta-feira, 29 de julho, o rei proferiu o seu habitual discurso, dedicando-o inteiramente às suas “conquistas” e ao “progresso” do reino sob o seu reinado. Não fez qualquer menção ao Saara Ocidental, às relações com a Argélia ou à aliança com a Europa. A tarefa urgente era tentar melhorar a imagem de uma monarquia medieval gravemente prejudicada por um êxodo em massa dos seus súbditos. Contudo, Mohammed VI só pôde oferecer palavras abstratas para negar cenas que, na realidade, eram muito reais. Ainda assim, o rei e o seu governo tinham outras prioridades: manter os privilégios de uma casta privilegiada, melhorar a imagem da monarquia através de eventos desportivos, construir estádios adornados com superlativos e assinar acordos de armas ruinosos com o novo aliado, Israel.
A forma como a esquerda e a direita espanholas retrataram os acontecimentos em Ceuta como um “episódio de guerra” ou uma “invasão” está a fazer o seu melhor para fortalecer a monarquia marroquina (e também a espanhola) e é central na estratégia que a NATO está a promover para o rearmamento geral de todos os seus membros.
Não há dúvida de que as empresas estatais espanholas responsáveis pelas operações militares já estão a fazer as contas. Aqueles do lado espanhol que tentam ver isto como um episódio de escalada militar estão a ignorar uma realidade inegável: a de que Marrocos é internamente uma panela de pressão, e que os melhores aliados da monarquia marroquina não se encontram apenas nos círculos políticos do Partido Popular (PP) e na sede do Partido Socialista na Rua Ferraz, em Madrid, mas também entre as empresas espanholas que estão a lucrar muito por lá, precisamente por transferirem a sua produção, uma vez que a mão-de-obra é mais barata.
https://mpr21.info/la-entrada-masiva-en-ceuta-desmonta-el-relato-de-prosperidad-que-vende-mohamed-vi/