Offline
MENU
A “Grande América do Norte” e a reacção multipolar: o dilema estratégico da América Latina
Editorial Nuestra América
Publicado em 30/10/2026 12:30
Novidades

 

A recente redefinição do “mapa de segurança” dos Estados Unidos, que incorpora a Venezuela numa suposta “Grande América do Norte”, não é um simples ajustamento técnico. Trata-se da manifestação de uma profunda viragem geopolítica: Washington decidiu que o Hemisfério Ocidental volta a ser o centro da sua estratégia global, num contexto em que a sua hegemonia enfrenta desafios crescentes.

Esta mudança de rumo já tinha sido antecipada em documentos oficiais. A nova estratégia de segurança nacional norte-americana propõe, explicitamente, reforçar a sua influência na América Latina, conter potências como a China e recuperar o controlo sobre os recursos estratégicos. Paralelamente, as operações militares, a pressão política e as ações diretas em países como a Venezuela confirmam que o hemisfério deixou de ser um espaço secundário para se tornar um teatro prioritário de competição global.

O conceito de “Grande América do Norte” não deve ser interpretado como integração, mas sim como uma redefinição do perímetro de controlo estratégico norte-americano. Sob esta lógica, os países soberanos passam a ser considerados parte de um espaço de segurança alargado, no qual Washington se reserva o direito de atuar.

Isto representa uma evolução da tradicional doutrina hemisférica dos Estados Unidos: já não se trata apenas de influência política, mas de uma absorção conceptual do território dentro da sua arquitetura de segurança.

É aqui que surge o cerne do conflito: os Estados Unidos procuram reintegrar o hemisfério na sua órbita, enquanto a multipolaridade impulsiona a abertura da região em direção a múltiplos centros de poder. Esta tensão não é ideológica, mas estrutural.

Neste contexto, o eurasianismo — entendido como a articulação estratégica entre potências como a Rússia, a China e o Irão — ganha relevância não através de uma expansão direta na América Latina, mas como uma alternativa sistémica ao modelo unipolar. Cada tentativa de Washington para reforçar o seu controlo hemisférico produz um efeito paradoxal: incentiva os países latino-americanos a diversificar as alianças, legitima a procura de parceiros fora do eixo ocidental e acelera a integração das redes euro-asiáticas nos planos económico, tecnológico e energético. A pressão gera reação. E a reação, integração.

O novo plano norte-americano inclui também um elemento-chave: exigir que os países do Sul assumam maiores responsabilidades em matéria de segurança. Isto implica, na prática, uma externalização do controlo, em que a América Latina passa a desempenhar funções alinhadas com os interesses estratégicos de Washington.

Este modelo transforma os Estados latino-americanos em: gestores de fronteiras alheias, contenedores de ameaças definidas externamente e peças funcionais dentro de uma arquitetura de segurança que não controlam.

A inclusão da Venezuela na “Grande América do Norte” não afecta apenas um país; ela estabelece um precedente. Se um Estado pode ser integrado unilateralmente numa arquitectura de segurança estrangeira, nenhum outro permanece totalmente fora desse alcance.

Isto coloca um dilema à região: aceitar esta redefinição e operar dentro dela, ou avançar para uma multipolaridade latino-americana consciente, capaz de articular as suas próprias respostas.

O que está a ocorrer não é um episódio isolado, mas parte de uma transição histórica. Os Estados Unidos tentam reordenar o seu espaço imediato face à perda de centralidade global, enquanto a multipolaridade — com o eurasianismo como um dos seus vetores — abre novas possibilidades de autonomia para o Sul Global.

A “Grande América do Norte” não é apenas uma estratégia de segurança.
É um sinal de que a disputa pela ordem mundial chegou, definitivamente, à América Latina. E, nesta disputa, a região já não se pode dar ao luxo de ser apenas espectadora.

 



@nuestraamerica

Comentários